Desde o primeiro momento da vida somos marcados pela relação com o outro e este primeiro contato vai ser importante pois determinará a relação com a mãe e o vínculo que irá estabelecer-se entre a criança e a mãe.
Esta primeira relação colabora de forma significativa para o desenvolvimento humano, caso contrário ficaríamos a mercê da própria sorte e não sobreviveríamos, sendo então a base para o desenvolvimento humano, o pilar que o sustenta.
Felicidade consiste num estado, ou numa consciência satisfeita e plena de bem estar, envolvendo situações, pessoas, momentos os mais variados, mas principalmente nosso estado interior, pensamentos, sentimentos e vontade de superação, seja em relação ao que for.
Na palavra amigo temos apenas cinco letras, porém, quando pronunciada com parcimônia e ao som do coração vemos a grandiosidade e a fortaleza que o significado da palavra representa.
Não raro tão ilustre palavra é pronunciada em músicas que cantarolando enaltecemos aquele que desejamos carregar em nossos corações. “Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito.” Lindo!
Esta palestra aborda os transtornos alimentares, pontuando que são patologias consideradas doenças de etiologia multifatorial, ocupando espaços na história desde épocas remotas da civilização
A arte também pode ser a execução prática de uma ideia, saber ou perícia em usar os meios para atingir um resultado. Quando decidimos fazer terapia, executamos uma ideia e lentamente vamos construindo a arte do bem viver.
A questão alimentar sempre chamou muito minha atenção, principalmente por ser originária de uma família de obesos e desde tenra idade acompanhar o sofrimento destes familiares quando acometidos pela compulsão alimentar. A bem da verdade, a comida tem um papel importante nas nossas vidas, ela nos nutre, nos dá ânimo para viver e enfrentar nossas batalhas e aqui cabe uma ressalva ela não nos faz feliz, voltaremos a falar do fato da mistificação entre alimento e felicidade.
O tema envelhecimento é um tema instigante, o mundo caminha para o envelhecimento de forma galopante e o mais preocupante é que não estamos preparados emocionalmente para transpor esta fase que se faz visível em todos os aspectos. O contexto social não considerou o envelhecimento do mundo, não sabemos o que fazer com nossos velhos.
O presente trabalho se propôs pesquisar sobre o tema envelhecimento que versou com seus meandros desde o despreparo do próprio homem para o tema envelhecer, como o jovem que daqui a pouco será velho e consequentemente uma sociedade que também não se mostra preparada para o envelhecimento do mundo.
Gosto pessoalmente dos significados das coisas e, neste contexto, temos que: avaliação é determinar a valia ou o valor de, apreciar o merecimento, reconhecer a força de, fazer ideia e por aí vamos.
Ora, se tudo isto é o conceito de avaliação, como se sente alguém que, depois de se preparar teórica e psiquicamente, é reprovado?
Escrever sobre o tema envelhecimento é fascinante. Há alguns anos atrás, velho era uma pessoa de seus cinquenta anos. Hoje com o avanço da medicina, pesquisas, medicamentos, enfim, uma gama de possibilidades tanto na cura quanto na prevenção permite estender esta margem da vida e não raro se houve sobre a existência de pessoas com mais de cem anos de idade.
Ansiedade é um estado emocional que costuma apresentar-se diante de situações estressantes, ocorrendo, desta forma, uma reação natural do corpo ao agente estressor.
É fato que vivemos momentos, difíceis não só na área da saúde, mas na sociedade como um todo. Nossas emoções, juntamente com o momento econômico, político estão profundamente abalados e ninguém parece se entender mais.
É difícil responder sobre a cura de uma doença psiquiátrica, talvez o melhor que se tenha a saber é que existem formas de tratamentos eficazes e que é possível através de medicações, terapia, exercícios físicos, alimentação balanceada e rica em vitaminas, ter qualidade de vida, amenizando sintomas e até fazendo a prevenção. Ainda salientamos a importância do uso de fármacos para o controle da doença.
Ao conceituar depressão temos que é doença crônica considerada um transtorno mental. Este transtorno provoca a perda do interesse em atividades diárias, como o simples arrumar a cama, ou mesmo hábitos de higiene. Nos casos mais avançados a doença poderá progredir para a necessidade de terapia medicamentosa, verbal ou mesmo internação em hospital.
Vivemos tempos difíceis e na medida que nossa saúde física é ameaçada e o ato de viver supera qualquer outra necessidade, falta-nos o chão. Do dia para noite nos obrigamos ao isolamento social como forma de minimizar a transmissão do vírus e por mais paradoxal que possa parecer, o isolar-se neste momento, tornou-se um ato de amor.
O tema infodemia refere-se a uma quantidade grande de informações, que via de regra, propagam-se através de fontes não confiáveis, como redes sociais e outras. Elas podem ser comparadas a ondas gigantescas que assolam as pessoas e por consequência a capacidade para distinguir, entre o falso e o verdadeiro.
Transtornos alimentares são patologias que envolvem vários fatores, sendo preocupação de um número grande de profissionais da área da saúde, que se debruçam sobre estes diagnósticos com o intuito de pesquisar e acrescentar mais dados os conteúdos literários atuais. Estes transtornos fazem parte da transmissão genética, cultural, má alimentação, dentre outros.
O tema dietas é intrigante, ao mesmo tempo é tão debatido. Fazer dieta parece ser um tormento para alguns e uma forma de ganhar dinheiro para outros. Temos no mercado uma infindável oferta de dietas, pílulas que prometem emagrecimento rápido e tantos outros tratamentos para emagrecer.
O tema isolamento, desde cedo, faz parte de meus questionamentos internos e externos. Tenho acompanhado várias situações onde o isolamento é mantido como forma de estruturar o tempo, sendo o ato de isolar-se a única opção possível.